sábado, 25 de janeiro de 2020

ENEM



Olá meus queridos leitores, peço desculpas por não ter sido pontual está semana na minha publicação, é que voltei a trabalhar e está uma correria na escola.

Bom, eu estava em dúvida sobre o que eu ia falar está semana, fiquei um tempão pensando o que eu iria falar 🤔. Conversei com uma amiga e ela me ajudou em meio s nossa conversa a achar um tema ideal para este post.

Não é segredo pra ninguém que recentemente saiu a nota do Enem ( Exame nacional do ensino médio) e que tal nota define a vida de alguns estudantes. Então é básica mente sobre isso que irei falar.😁

No ano de 2019 eu decidi que queria fazer outra faculdade, mudar de profissão. Então resolvi que iria fazer o Enem naquele ano. Eu passei o ano de 2019 interior estudando de segunda a sexta toda semana no horário das seis e meia a sete e meia da manhã, após meu treino Hiit das seis a seis e meia. Li os livros de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física, biologia do ensino médio, todos estes sem pular uma página, fazia redação todos os dias para praticar, estudei o português e a matemática a fundo, li dois livros que estavam escritos em inglês pra praticar. Minha mãe, que também é professora, e uma ótima professora, me ajudou nas dúvidas e na correção da redação.

Quando chegou o dia da prova, eu sabia que estava pronta. Tanto no primeiro como no segundo dia eu saí da sala faltando 15 minutos para o término da prova. E após isso começou a ansiedade para o resultado.

E de fato o resultado saiu, confesso que não foi o que eu esperava, principalmente depois de eu me dedicar tanto para está prova. Chorei muito depois de ver a nota pois possivelmente eu não seria aprovada para o curso que eu desejava.

Mas aí então que começou a polêmica, descobri que houve erro na correção do Enem. Uma pena eu saber disso apenas após passar o horário para envio dos e-mail de reclamações.
(Ah Tati mas você não estava atenta a isso?)

Pra ser bem sincera, eu fiquei tão arrasada por minha nota não der o que eu queria que fosse que eu simplesmente fiquei abalada, tentando me recompor, foram dois dias pra mim ficar bem novamente. 

Mas após saber destes erros eu fiquei pensando: 🤔

Será que essa era mesmo a minha nota?
Eu acho que eu merecia mais?
Será que está corrigida certa?
Será que a minha nota é essa por erro meu ou da correção?

Essas perguntas bombardearam minha cabeça, mas já não tinha como mais eu reclamar. Então por mais que eu tenha tirado uma nota abaixo do que eu esperava e não poder reclamar eu só vim dar a minha sincera opinião sobre o assunto. 😲

Se eles erraram na correção (como já foi provado que erraram) eu acho que eles deveriam corrigir era todas as provas e não somente as dos que mandaram mensagem. Já pensou na quantidade de pessoa que ficou injustiçada por esse erro? 

Eu acho que este "erro" tinha que ser levado mais a sério, pois o Enem é como uma carta de entrada na universidade, e "errar" uma nota importante desta é algo sério. As vezes está é a única chance de a pessoa ter um ensino superior, e por erro da correção ele perde está chance? 

E outra, eles levaram dois meses pra corrigir a prova, DOIS MESES, e a recorreção foi em dias? Como assim?

Se o sistema que corrigiu falou com estas pessoas, quem garante que não falhou com outras?

Gente isso é a vida da pessoa, não de pode brincar com a vida das pessoas assim como se elas fosse marionetes. 

Só tem um Enem no ano, então é uma chance por ano, quantos anos será preciso para uma pessoa conseguir a vaga na universidade se a nota dela sempre for falha?🤔

Essa é a minha opinião, devia haver uma correção de todas as provas novamente, e com muita cautela e atenção para não ocorrer erros nenhum. 


Com a vida não se brinca.😶

Ninguém sabe o dia de amanhã. 😶

Mais empatia e menos antipatia. 🤗


Para os que fizeram o Enem e se inscreveram no Sisu, boa sorte e que Deus ilumine sua vaga na universidade. 

Para os que não alcançaram as notas, sobram o ProUni, bolsa com nota do Enem na particular e o FIES. Escolha com calma, mas nunca desista de seus sonhos.

Um abraço a todos.

Ass: Professora e Autora Tátila Félix

Nenhum comentário:

Postar um comentário