sexta-feira, 31 de janeiro de 2020
sábado, 25 de janeiro de 2020
ENEM
Olá meus queridos leitores, peço desculpas por não ter sido pontual está semana na minha publicação, é que voltei a trabalhar e está uma correria na escola.
Bom, eu estava em dúvida sobre o que eu ia falar está semana, fiquei um tempão pensando o que eu iria falar . Conversei com uma amiga e ela me ajudou em meio s nossa conversa a achar um tema ideal para este post.
Não é segredo pra ninguém que recentemente saiu a nota do Enem ( Exame nacional do ensino médio) e que tal nota define a vida de alguns estudantes. Então é básica mente sobre isso que irei falar.
No ano de 2019 eu decidi que queria fazer outra faculdade, mudar de profissão. Então resolvi que iria fazer o Enem naquele ano. Eu passei o ano de 2019 interior estudando de segunda a sexta toda semana no horário das seis e meia a sete e meia da manhã, após meu treino Hiit das seis a seis e meia. Li os livros de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física, biologia do ensino médio, todos estes sem pular uma página, fazia redação todos os dias para praticar, estudei o português e a matemática a fundo, li dois livros que estavam escritos em inglês pra praticar. Minha mãe, que também é professora, e uma ótima professora, me ajudou nas dúvidas e na correção da redação.
Quando chegou o dia da prova, eu sabia que estava pronta. Tanto no primeiro como no segundo dia eu saí da sala faltando 15 minutos para o término da prova. E após isso começou a ansiedade para o resultado.
E de fato o resultado saiu, confesso que não foi o que eu esperava, principalmente depois de eu me dedicar tanto para está prova. Chorei muito depois de ver a nota pois possivelmente eu não seria aprovada para o curso que eu desejava.
Mas aí então que começou a polêmica, descobri que houve erro na correção do Enem. Uma pena eu saber disso apenas após passar o horário para envio dos e-mail de reclamações.
(Ah Tati mas você não estava atenta a isso?)
Pra ser bem sincera, eu fiquei tão arrasada por minha nota não der o que eu queria que fosse que eu simplesmente fiquei abalada, tentando me recompor, foram dois dias pra mim ficar bem novamente.
Mas após saber destes erros eu fiquei pensando:
Será que essa era mesmo a minha nota?
Eu acho que eu merecia mais?
Será que está corrigida certa?
Será que a minha nota é essa por erro meu ou da correção?
Essas perguntas bombardearam minha cabeça, mas já não tinha como mais eu reclamar. Então por mais que eu tenha tirado uma nota abaixo do que eu esperava e não poder reclamar eu só vim dar a minha sincera opinião sobre o assunto.
Se eles erraram na correção (como já foi provado que erraram) eu acho que eles deveriam corrigir era todas as provas e não somente as dos que mandaram mensagem. Já pensou na quantidade de pessoa que ficou injustiçada por esse erro?
Eu acho que este "erro" tinha que ser levado mais a sério, pois o Enem é como uma carta de entrada na universidade, e "errar" uma nota importante desta é algo sério. As vezes está é a única chance de a pessoa ter um ensino superior, e por erro da correção ele perde está chance?
E outra, eles levaram dois meses pra corrigir a prova, DOIS MESES, e a recorreção foi em dias? Como assim?
Se o sistema que corrigiu falou com estas pessoas, quem garante que não falhou com outras?
Gente isso é a vida da pessoa, não de pode brincar com a vida das pessoas assim como se elas fosse marionetes.
Só tem um Enem no ano, então é uma chance por ano, quantos anos será preciso para uma pessoa conseguir a vaga na universidade se a nota dela sempre for falha?
Essa é a minha opinião, devia haver uma correção de todas as provas novamente, e com muita cautela e atenção para não ocorrer erros nenhum.
Com a vida não se brinca.
Ninguém sabe o dia de amanhã.
Mais empatia e menos antipatia.
Para os que fizeram o Enem e se inscreveram no Sisu, boa sorte e que Deus ilumine sua vaga na universidade.
Para os que não alcançaram as notas, sobram o ProUni, bolsa com nota do Enem na particular e o FIES. Escolha com calma, mas nunca desista de seus sonhos.
Um abraço a todos.
Ass: Professora e Autora Tátila Félix
sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
Meu diário de Emagrecimento
Olá meus queridos leitores.
Estou sentindo me péssima, é de fato como me sinto. Estou com raiva e chateada, e quer saber o porquê? Por que eu levei um ano para perder 15 kg, e só é preciso um mês para mim engordar até mesmo 3 kg, não é pra mim ficar mordida de raiva?
É, estou com raiva.
Raiva dos lipídios.
Raiva das comidas gostosas serem tão engordantes. (Nem sei se está palavra existe).
Raiva da fome.
Raiva da ansiedade.
Raiva do estresse.
Raiva do cortisol e da adrenalina. ( Dois hormônios que o estresse aumenta a liberação multiplicando as células gordurosas)
Raiva por comer coisas que não devia. (De vez enquanto acontece)
Raiva por estar fazendo exercícios e mesmo assim ... Nada.
Raiva de estar com raiva, pois só por estar com raiva sei que estou engordando e isso me dá mais raiva ainda.
É incrível como isso mexe tanto comigo, e o pior é que fico com tanta raiva de engordar que me dá uma fome e se eu como me dá vontade de vomitar tudo que eu comi de tão mal que eu fico. Eu sei que isso é errado, e pode gerar uma doença. Mas a realidade é que eu sou obcecada pelo emagrecimento, eu me peso toda sexta, sempre cuidando a quantidade que estou comendo, não bebo refrigerante, estou evitando açúcar, mas pelo que parece não é o bastante já que estou engordando.
Onde vou parar com isso? Será que vou engordar todos os 15 kg que eu emagreci?
Uma moça que conheci que também emagreceu me disse que pode ser que o meu corpo tenha se acostumado a este ritmo de vida, que eu devo mudar os exercícios e a alimentação novamente.
Mas eu já fiz quase de tudo, e agora vou dividir com vocês o meu DIÁRIO DE EMAGRECIMENTO, que consta tudo que já tentei e quais foram os resultados.
Dietas:
Chá de gengibre com limão ( deu um problemão no meu estômago)
Dieta da sopa (ridícula)
Água com Chia antes de comer (para diminuir a fome, na minha opinião o diminuía a fome era a água e não a chia, mas sei lá né)
Extrato de aloe vera (vote ruim demais)
Pílulas para emagrecer (nunca acreditei que realmente funcionaria afinal ela não ia fazer milagres sozinha)
Comer menos do que gasta (passei mal)
Comer de três em três horas ( funcionou associada a academia, mas depois o corpo acostumou)
Jejum intermitente (funcionou mas o jejum tava tão drástico que eu chegava quase a desmaiar de fome)
Comidas naturais (nem todas são gostosas e baratas para fazer)
Comer de tudo um pouco ( sasseia a vontade porém não muito recomendado a pessoas com metabolismo lento que nem o meu)
Rotina de Exercícios:
Natação (pra melhorar a respiração)
Dança (não deu certo)
Pular corda (acho que não sei fazer isso direito só pode)
Método estrangeiro de deitar com fitas nós dedões do pé (gente não sei como fui tonta de acreditar naquilo)
Gel redutor sem exercício (o gel não faz milagre)
Caminhada na esteira (incrivelmente chato)
Academia: Aeróbico + Musculação (o que realmente funcionou)
Academia: Musculação (nem meu corpo visualmente e nem meu peso mudou, me enjoou pois nunca trocava de treino)
Hiit (funcionou, mas ficou repetitivo também, me enjoou)
Corrida (comecei por agora, vamos ver o que vai acontecer)
Se de tudo falhar volto pra academia mas com a condição de fazer o aeróbico e a musculação, se não for assim não quero.
A verdade é que já fiz tanta coisa para emagrecer que parece loucura, realmente parece obsessão mas sinceramente a minha genética é tendenciosa a obesidade, se eu parar de me cuidar ela vence. E eu não sou o tipo de pessoa que desiste fácil de um objetivo então, vou sempre sempre sempre lutar contra engordar.
Para as pessoas que acham que emagrecer é fácil, está ai a prova de que não é não.
Quando se tem um objetivo na vida tem-se que correr a trás e sacrificar certas coisas na vida para que o que deseja se realize. Ninguém alcança resultados diferentes tendo ações indiferentes.
Acredite que você é capaz do que quiser, se você não acreditar em si mesmo, quem acreditará?
Bom, este ano tenho vários planos, e vou fazer o possível para minha rotina de exercícios não ser interrompida.
Sinto que este ano Deus proverá coisas maravilhosas.
Um abraço a todos.
Professora e autora Tátila Félix
domingo, 12 de janeiro de 2020
quarta-feira, 1 de janeiro de 2020
Ano Novo
Olá meus queridos leitores, e aqui estamos no primeiro dia de 2020!
FELIZ ANO NOVO!
Pois é, e mais um ano acabou e um novo começou. É como um livro que se termina um capitulo e se inicia outro. São mais 365 dias para se viver cada dia de uma forma diferente.
Este ano de 2019 foi um ano um pouco complicado pode-se dizer, não digo por mim, e sim pelo que reparei na sociedade. Um ano bem difícil. Mas este ano Deus proverá coisas boas a nós, tenho fé nisto.
Referente a mim, terminei o ano de 2019 exatamente com o mesmo peso de 201, 65 kg, pesei-me ontem para saber. Ano de 2018 eu estava com este peso, não descia mais nenhuma, mas este ano de 2019 foi diferente, desceu até 62 kg, porém exatamente no ultimo mês do ano subiu novamente.
Vou deixar um post sobre peso para a próxima postagem. Continuando, vamos fazer uma retrospectiva de 2019?
No ano de 2019...
A primeira postagem foi no dia 21 de Janeiro com o final das "Confissões..."
18 postagens
955 visualizações no total
6 seguidores
52 comentários
Publico
902 do Brasil
19 de Regiões desconhecidas
17 de Estados Unidos
14 de Portugal
2 da Índia
1 de Turcomenistão
Publicação mais vista e comentada
1- Estrias
2-Transtorno de Ansiedade
3- La Muerte
É isso ai
Agradeço a todos que fizeram parte desta contagem, obrigada a cada um que de vocês por fazerem o meu blog e eu nos sentirmos tão queridos, assim como vocês são para nós. Desejo a todos vocês um ano maravilhoso, repleto de realizações espetaculares e de muita paz, saúde e felicidade. E espero que durante este ano de 2020 nós encontremos aqui no blog novamente.
Este ano é novo, então inove o que for necessário em sua vida, faça deste ano o seu ano. Um capítulo tem que terminar para que um novo comece. Este é o seu ano, viva-o intensamente, você merece.
Um abraço a todos.
Ass; Professora e Autora Tátila Félix
Assinar:
Postagens (Atom)