Olá meu queridos leitores.
Vamos direto ao assunto, o tema de hoje eu escolhi devido ao fato de ao longo de minha vida até agora eu ter presenciar e até mesmo vivenciado algumas experiencias onde...
"...a FOFOCA era usado como arma e as pessoas tornavam-se alvos."
Na época do escola uma besteirinha que acontecia, ou até mesmo que era inventada acabava esparramada na escola toda. Patético, não? Mas esta era a realidade, e o mais engraçado da FOFOCA é que quanto mais boca ela passa maior a história fica, no final ninguém nem sabe o que é verdade ou não do que foi dito.
Parecia que tratavam a vida dos outros como novela, e quanto mais ferrado a vida do outro fosse, mais interessante era a história.
Mas o que é a FOFOCA?
De acordo com o blog "Meus dicionários":
Fofoca é
uma palavra que diz respeito à prática de realizar afirmações
corriqueiras sem qualquer tipo de constatação ou verdade oficial sobre algo ou
alguém. A fofoca também é considerada o hábito de falar sobre a
vida alheia de outrem.
Disponível para visualização no sait: https://www. meusdicionarios.com.br/fofoca
Quem nunca ouviu histórias de pessoas antigas dizendo que iam a casa de outras pessoas para fofocar ou ouvir fofoca? Ou quando a modernidade começou a chegar ligavam para fofocar, passando horas no telefone?
Natural, não?
Mas enfim, a fofoca faz realmente mal? Na minha opinião depende com que finalidade ela tem ao ser falada. Falar da vida alheia no bom sentido creio eu que não tem mal nenhum, agora falar de forma que sabe que irá afetar uma pessoa, isto é, de forma proposital, isso sim faz mal.
Quem é pior, o que fofoca ou o que repassa a fofoca?
Na minha o que repassa.
É normal agente se pegar falando do ocorrido na vida dos outros com alguém de confiança, mas repassar o que se ouviu a fim de causar atrito entre aquelas duas partes isto sim é muito RÍDICULO. Quem faz este tipo de coisa parece sentir prazer em ver discórdia.
Ah, mas e se alguém fizer uma fofoca sobre alguém que eu conheço, eu conto ou não conto para a pessoa?
Na minha concepção, não conto. Pois sou séria, não é ser falso com alguém não falar de algo que outra pessoa lhe confiou. Vou citar um exemplo para ficar mais claro:
Supondo que sou amiga de Aby e Max. Max falou mal de Aby para mim, pois é como ela se sente em relação a ela, mas ela confiou a mim está história.
Conto a Aby?
Não. Apenas direi a Max que o que ela pensa ou acha de Aby deve ser dito diretamente a ela, para que suas desavenças sejam compreendidas.
Ah mas e se Aby descobrisse depois que eu sabia e não contei a ela?
Diria a ela que sabia sim, e não contei para não me passar de fofoqueira, mas que disse a Max que deviam conversar elas duas. Da mesma forma que não conto a Aby o que Max me conta, não conto a Max o que Aby me conta. Não gosto de repassar fofoca. E se Max não tivesse falado com Aby, diria para Aby ir diretamente a Max e resolver as suas diferenças.
Está é como eu me sinto em relação a fofoca. Não gosto de fofocar, e prefiro não ouvir fofoca, e se ouço não repasso.
Confiança não que se compra, se conquista.
Repito novamente.
Não é ser falsa com alguém não falar de algo que outra pessoa lhe confiou.
O que vale mais? Sua amizade ou sua confiança?
Se respondeu amizade, pois eu lhe digo...
Não existe amizade sem confiança, portanto preze a ela.
Se respondeu confiança, então utilize ela na sua amizade...
Mas enfim, este post de hoje vem acompanhado de uma pequena pesquisa para expor não só a minha opinião mas a de outras pessoas também.
Participaram da pesquisa sete mulheres, oito comigo.
Por ser um tema um pouco polemico nem todos quiseram participar, mas tudo bem, a participação é voluntária. Todas as sete mulheres permaneceram anônimas.
Foram feita cinco perguntas e uma pergunta extra. Estarei colocando a resposta fiel de cada mulher a respeito do assunto, e depois a minha.
1) Você costuma fofocar? Se sim, com quem?
-Sim, com minhas amigas.
-Sim, com minhas amigas, porém a gente fofoca sobre a nossa vida mesmo.
-Acho que sim, é instantâneo.
-Não, pois tenho tanta coisa pra fazer, eu não tenho tempo para isso não!
-As vezes uma fofoquinha do bem com as amigas da escola.
-Sim, com alguém de minha confiança.
-Sim, com a minha tia.
Eu- Não.
2) A fofoca já lhe causou algum mal? Se sim, qual?
-Sim, briga e perdi amizades.
-Não.
-Não.
-Eu acho que não, acredito que certas coisas aconteceram na minha vida foi mais por atitudes imaturas, não muito da minha parte, ai eu não relevo e me afasto.
-Sim, fizeram fofocas para minha amiga e ela acreditou, ai acabei perdendo a amizade dela.
-Sim, deixei de falar com "determinadas pessoas", por conta que fiquei sabendo que estavam fofocando de mim.
-Não.
Eu-Não.
3) Na sua opinião pode-se perder amizades por fofoca?
-Com certeza.
-Sim.
-Sim.
-Com certeza, pois é um mal dos séculos, osso não prejudica só as pessoas a sua volta, a própria pessoa que fez a fofoca é mais prejudicada.
-Sim.
-Com certeza.
-Sim, sem duvidas.
Eu- Sem sombra de duvidas.
4) Como você se sente em relação a fofocar e ouvir fofoca?
-Me sinto uma pessoa ruim.
-Não gosto de fofocar, mas escuto.
-Chato.
-Em fofocar eu não sinto nada, porque não é do meu costume, graças a Deus. Mas em ouvir eu me sinto muito mal, as vezes a pessoa vem "desabafar" comigo, mas para não alongar a conversa eu só respondo "é complicado", e não digo mais nada, já para não estender a conversa.
-Se a fofoca for verdadeira e não fizer mal ao próximo de boa, agora se fizer mal eu corto.
-Bem, fofocar, na minha opinião é algo que todo mundo querendo ou não faz. Em relação a ouvir fofoca é complicado, porque querendo ou não a pessoa vai passando pra frente, e no final já vira um reboliço danado, porque já não esta mais da maneira que saiu.
-Em relação a fofocar, bem tranquilo, pois na maioria das vezes a fofoca é sobre mim ou minha tia. Assuntos relacionados a família. Em relação a ouvir, dependendo dou minha opinião, ou simplesmente me calo e ouço.
Eu- Não fofoca, e não me sinto bem em ouvir, mas ouço, e quando vejo que está caminhando para um lado ruim peço para a pessoa mudar de assunto.
5) O que fazer para a fofoca não fazer mal?
-Não fofocar.
-Não fofocar falando mal.
-Tentar evitar.
-Se acaso for fofocas sobre mim, eu não coloco meu foco nisso, pois acredito que diante de tudo que já me aconteceu, eu amadureci de um jeito que as vezes eu me assunto, tem que ser uma pessoa muito imatura para dar moral para este ipo de coisa.
-Não fofocar.
-Não repassa-la para frente.
-Pensar bem sobre o assunto que você ouviu, se ele vai fazer mal para os demais, dependendo do grau de perigo, muitas vezes é melhor ficar para si.
Eu- Não fofocar, e se ouvir não repassar.
#PERGUNTA EXTRA# O que você faria e como se sentiria se soubesse de alguém fofocando de você ou de uma fofoca sua que vazou?
-Bem brava, e ia querer tirar satisfação.
-Eu iria conversar com a pessoa, não sentiria nada se fosse mentira, não ligo para fofocas.
-Não me importo.
-Como eu disse, eu amadureci de um jeito que eu prefiro virar as costas para este tipo de coisa. Eu prefiro que a lei do retorno caia sobre esta pessoa, pois acredito que tudo que a gente semeia a gente colhe. Entre minhas conversas, tudo que eu falo eu tento pensar muito para que um dia alguma coisa que eu falei for mal interpretada eu tenha o direito de dar a resposta. A mulher que eu me tornei hoje tá muito ciente das coisas que eu falo, pois se eu falo umas coisas aqui não quero temer de falar algumas coisas "aculá".
-Eu iria conversar com a pessoa que falou e tentar resolver, e eu iria ficar muito mau.
-Se eu soubesse que a pessoa ta falando mal de mim eu me afasto. Em relação a uma fofoca minha que vazar, quero que as pessoas atingidas venham até mim, para resolver e esclarecer antes que saia por ai me difamando.
-Hoje em dia já não ligo, podem falar o tanto que quiser, não me abala. Reagiria com a mesma falsidade da pessoa, e dependendo do assunto, fingira que nem tava sabendo. Em relação a vazar fofoca, não iria me importar. A opinião dos outros não me acrescenta em nada, se eles vão falar ou não, pouco me importa.
Eu- Alguém fofocando de mim: Na real me sentiria mal dependendo de quão próximo esta pessoa é de mim, mas não iria me preocupar pois isso demonstra o caráter dela e não o meu.
Uma fofoca minha que vazou: Isso não aconteceria. Mas como é uma suposição...Preferiria que a pessoa que se sentir atingida venha falar comigo, e a pessoa que vazou, repito novamente, está demonstrando o caráter dela e não o meu.
Enfim, resumindo basicamente tudo o que foi apresentado aqui, observamos que fofocar é algo natural para muitas pessoas, e que muitas delas não veem mal no ato se for feita de forma benigna para não afetar a ninguém.
Agora, quando você ver uma pessoa que faz uma fofoca sabendo que aquilo vai causar uma desavença, e faz de proposito no intuito da maldade, pode ter certeza que esta pessoa fica feliz com sua desgraça. Na minha opinião, o que você conversa com uma pessoa fica entre você e a pessoa, não deve ser divulgado para o mundo como uma "propaganda".
Quem tem algo que não goste ou não aprove na outra pessoa, diga a ela, não importa se ela vai gostar ou não, pois uma verdade por mais que doa é melhor do que sorrir com a mentira.
Lembre-se então:
"Pense bem antes de falar, e no que vai falar e com quem vai falar. Nós nunca sabemos o que se passa na cabeça de quem está ouvindo."
"Se ouvir alguma fofoca, não repasse, você não é mensageiro e nem pombo correio, você não deve entrar no meio deste circulo de passa e repassa, a próxima a ser assunto de fofoca pode ser você."
"Se alguém fofocar de você, não se irrite, apenas vá e converse amigamente sem perder a classe sobre o ocorrido, afinal, a pessoa está demonstrando o caráter dela, mostre o seu."
"E se você se desentender com alguém, e começar aquelas famosas "indiretas" por via de redes sociais ou até mesmo pessoalmente, por favor, conversem pessoalmente, é a melhor atitude a se tomar. Alguém tem que dar o braço a torcer para a conversa acontecer, então que este alguém seja você. Deixe de ser orgulhoso e lembre-se o quão bom você é, perdoe."
O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte. _ MAHATMA GANDHI.
Um abraço a todos.
Professora e Autora Tátila Félix
Parabéns Tati👏👏... Mais um belíssimo texto ✨✨✨ que vc arraze assim, mais e mais nos próximos.
ResponderExcluirObrigada Bia, fico feliz que gostou. Nossa gosto muito de ler seus comentários, me incentivam a escrever mais.
ExcluirParabens Tátila,👏👏👏... Ameii demais esse post... Adoro as suas conclusoes finais!😉
ResponderExcluirObrigada Vãnia, fico feliz que gostou. Por ver que ajudo você, me incentiva a escrever mais.
Excluir