Olá meus queridos leitores.
O texto de hoje foi escrito mais cedo do que eu pensei. Na verdade é um assunto bastante vivenciado, e diante dos temas das últimas semanas, reparei que falei muito sobre perdão, confiança e semear o bem, e não disse o como a pessoa atingida se sente de verdade. De fato devemos semear coisas boas para colher coisas boas, e o perdão é sim um recomeço. Mas nada disso seria preciso se não houvesse a desavença, as brigas, a arrogância ou a decepção.
Tema chave: DECEPÇÃO
Todos nós sabemos o que está palavra de oito letras e um acento significa, já vivenciamos está situação. Mas o que de fato não ficou claro e como ela nos atinge. Vou dividir esse tema em dois tópicos.
1°- De mim para eu
É frustrante nós nós decepcionarmos conosco mesmo, mas acontece. Por não se sair bem em uma prova, por não ter passado na entrevista, por não ter emagrecido o quanto queria, por ter feito algo que de fato nunca imaginou fazer. Enfim... É uma decepção constrangedora pois não há como ficar brava conosco mesmo, ou virar a cara para si mesmo. Por que? Por que independe do que aconteceu a responsabilidade é totalmente sua, você é responsável pelos seus atos e escolhas, portanto deve arcar com suas consequências quando elas vierem, e virão, mais cedo ou mais tarde.
O que plantamos nesse mundo, nele colhemos, seja bom ou ruim.
Então, para evitar tais conflitos com seu eu interior, indico pensar bem no que faz ou fala, e não se deve cobrar tanto de si mesmo. É comum ouvir que a pressa não trás a perfeição, eu costumo dizer...
É na insistência contante que se faz a perfeição desejada.
2° De quem não esperava
A decepção alheia, isto é, que vem de fora, de outras pessoas direcionadas a você. Não é uma situação que ocorra com um estranho que só viu uma ou duas vezes na vida. A decepção alheia só dói por que ela vem de onde menos esperamos, de quem está perto de nós.
De um amigo ou de uma pessoa da família. Ela doí porque não era o que esperávamos daquela pessoa, e sabe por que? Por que as vezes esperamos de mais de pessoas que não nos considera da mesma forma. Não nos vê com os mesmos olhos que as vemos. Para nós eles são especiais e para eles somos apenas mais um.
Neste caso indico, perdoar a pessoa e só dar a ela uma segunda chance se a mesma se importar em obtê-la. Caso contrário, afaste-se de quem não de importa com você...
O que não te acrescenta não te edifica em nada.
Não espere muitos dos outros, cada um dá o que tem de melhor, e recitando uma frase que já postei aqui no blog, este é o caráter dela(e) não o seu.
A arrogância começa quando a razão perdeu a vez.
Afaste-se das pessoas tóxicas e mantenha contigo apenas aquelas antitóxicas.
Declaro o fim dessa sequência de temas coligados, e agradeço a todas as leitoras e leitores que a partir de um tema deram ideia para vários outros, semana que vem terá tema novo.
Um abraço a todos.
Ass: Professora e Autora Tátila Félix
Exelente texto tátila, gostei bastante, e é verdade a decepcao sempre vem, de quem a gente menos espera... mas fazer oq né, ninguem é perfeito!!! Todos nós erramos, e sendo assim vida que segue! Parabens , por mais esse post👏👏👏❤️
ResponderExcluirObrigada flor.
Excluir"Não nos vê com os mesmos olhos que as vemos. Para nós eles são especiais e para eles somos apenas mais um." E assim Decepção chega...
ResponderExcluirTalvez dá uma segunda, terceira, oportunidade vai ser a pior coisa que faça... E sendo assim prefiro me afastar de pessoas tóxicas.
Como sempre arrazou Tati ❤ Deus a abençoe sempre.
Obrigada Bia.
Excluir