sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Compulsão Alimentar



Olá meus queridos leitores, estou eu aqui novamente.

👏👏👏👏

Confesso que fiquei muito ansiosa para que chegasse esta sexta, quase postei post antes pois não estava aguentando esperar. 😝

Bom, o tema de hoje foi com base a um comentário em uma das minhas postagens das confissões, e o tema é ...

😱 COMPULSÃO ALIMENTAR  😖

Sim, ela mesmo. Quem nunca teve compulsão alimentar na vida? 樂
Bom, não é segredo para os que me acompanham que eu venho de um passado onde eu era gorda, portanto sabem que eu comia muito. (muito mesmo, tipo tanto que até eu me assusto de lembrar 😱). Então sabem que eu também não engordei da noite pro dia como também não emagreci da noite pro dia, mas vamos lá.

Como eu identifiquei que estava tento compulsão alimentar? 😓
Para quem me conhece bem, sabe que eu tenho trastorno de ansiedade (assunto para um outro post), portanto estou constantemente alerta e ansiosa, mas eu já conheço os meus gatilhos. Porém algumas vezes essas sensações são tão fortes que me exige um grande controle, o que me deixa muito inquieta e muito estressada, o que me da uma fome de leão. Gente é coisa de doido, é uma vontade de comer toda hora, mesmo quando já estou cheia. E a pior parte é que eu como, e depois ainda me sinto mal por que comi, penso até em instigar o vomito para jogar tudo que comi para fora, assim poderia comer o que eu quisesse e depois jogar fora. No capitulo três das minhas confissões eu contei a vocês que a Anorexia Nervosa estava batendo em minha porta, lembram? Foi por causa da compulsão alimentar me deixar tão mal que eu comecei a desenvolver a anorexia nervosa.

De acordo com o Blog Vittude : "A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar caracterizado pela restrição persistente na ingestão de alimentos, pelo medo intenso de ganhar peso e por distúrbios no peso ou forma como indivíduo enxerga o próprio corpo."

Para quem quiser saber mais, é só acessar o sait: https://www.vittude.com/blog/anorexia-nervosa/ 

Foi uma época muito ruim, eu não queria comer, não me via magra era realmente horrível. Eu malhava mais e mais para emagrecer e fazia dietas super rigorosas daquelas de ficar sem comer mesmo.

Mas enfim, passou. 🙌🙏

Mas a compulsão de vez enquanto ainda me assombra. Principalmente quando os sentimentos são fortes, eu só quero comer, comer e continuar comendo, e toda vez depois eu só quero chorar e se possível vomitar.

🖐CUIDADE: Se você está vomitando de verdade após comer pode ser inicio de Bulimia...🖐

De acordo com o Minha Vida:  "bulimia é um transtorno alimentar no qual uma pessoa oscila entre comer exageradamente, com um sentimento de perda de controle sobre a alimentação, e episódios de vômitos ou abusos de laxantes tentando impedir o ganho de peso."

Para quem quiser saber mais, é só acessar o sait: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/bulimia

Para mim controlar minha compulsão alimentar não é fácil, mas em geral quando estou realmente fora de controle eu evito comer aquilo que eu sei que vai me deixar maluca se eu não continuar comendo, como por exemplo: bolos, tortas, doces em geral... Tenho uma fraqueza pelos doces, (por isso a imagem doce de capa hoje) . Se eu comer um pedacinho quando não estou bem, não me sinto satisfeita enquanto aquilo não acabar.

#Confissão: Tenho que contar a vocês. Houve um tempo atrás em que eu comecei a vender bolos. ( Você? Super fitness vendendo bolos? 😱). Sim, eu vendia bolos de chocolate, choconinho, brigadeiro, bolo pudim, bolo de cenoura com chocolate, bolo liso e bolo de iogurte com leite ninho, eram os que eu sabia faze, bolo de pote e fatia, ainda sei mas não faço mais. Então, quando comecei eu fazia apenas para vender, eu não comia. Mas houve um dia em que eu resolvi experimentar, e ai passei a experimentar mais vezes. Um certo dia, tive uma encomenda grande onde foi cancelada no meio da entrega, o que me deu um grande prejuízo pois bolo é perecível, e para não perder o jeito era?????? COMER. Eu não ia conseguir comer tudo. (Será? 🤔 A antiga eu faria isso.) Mas não, o único bolo que consegui comer tudo em dois dias praticamente foi o bolo pudim, eu chorei muito, muito mesmo por tudo, pela perda, por ter comido, e meu marido e eu decidimos que se fosse para fazer bolos e me deixar daquele jeito era melhor parar. E então parei de vender.


Pronto falei. 😌

Parei de vender porque comi compulsivamente. Mas sinto falta de fazer os bolos, eu ficava até duas da manhã preparando-os, era muito bom. Tudo estava ótimo até eu resolver comer. Ta vendo só? Eu disse que tenho um fraco por doces.

Mas enfim, vamos entender melhor sobre o que isto é...


O que é realmente a compulsão alimentar? 🤔

De acordo com o blog Sírio Libanês: 


"Compulsão alimentar é o aumento episódico da ingestão alimentar. Frequentemente é a tradução clínica de um distúrbio de ansiedade e/ou afetivo. O termo compulsão se refere ao ato de compelir, que significa empurrar forçadamente, ou seja, o paciente come sem fome, como uma tradução de um distúrbio de apetite."



É isso ai. Minhas dicas de como driblar a compulsão alimentar, pelo menos as que me ajudam:
1- Escovar os dentes ( faz perder a fome )
2- Beber água ( as vezes estamos com sede e não fome) 
3- Praticar exercícios físicos ( me mantem calma, consigo descarregar minhas energias )
4- Meditar ( no incio dá trabalho mas é ótimo )
5- Não restrinja sua alimentação de mais, mas se sentir que é melhor evite apenas aqueles que te atingem mais ( no meu caso, os doces )

Em geral eu tenho mais compulsão por comer quando estou muito nervosa ou ansiosa, então para ocupar a mente gosto de ler um bom livro. Em casos onde como e quero parar de comer, eu lembro do meu "mantra magro" , "Não engordo comendo agora, uma vez não mata ninguém, mãos finas e jeans 38." Não rima em nada mas é o que me ajuda a lembrar o que eu passei, e as vezes funciona.

😃

Se você passou, passa ou conhece alguém que passa por isso lembre-se: 

A comida não é sua inimiga, nem sua amiga, nem seu ombro pra chorar, nem seu calmante ou relaxante. Ela é a fonte dos nutrientes para vivermos, devemos comer para viver e não para morrer. Então, pare de descontar nela os seus sentimentos, isso não afetará ela, afetará apenas você. Quando te der aquela vontade louca de comer pare e pense: Eu estou com fome? Quero mesmo comer isto? Eu preciso comer isso? Como me sentirei após comer isso? Assim, só parando para pensar no que está fazendo o seu cérebro já mudará de direção e lhe fará pensar com a razão, e poderá observar se é fome ou se é compulsão.

A comida é nossa fonte de vida e não nossa descarga de sentimentos. 😋

Um abraço a todos.😊

Professora e Autora Tátila Félix

OBS: Se você se identificou com os sinais da Bulimia, Anorexia Nervosa ou a Compulsão Alimentar e não consegue controlar, procure ajuda especializada. Não exite. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza.

4 comentários:

  1. Nossa , gostei muito desse post... Confesso que me indentifiquei 🙈😅... Parabéns tátila...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você por ler, fico muito feliz em lhe ver por aqui! Obrigada!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada Bia! Fico feliz em ver que acompanhar meus post, obrigada!

      Excluir