Olá, meus queridos leitores.
Desculpem por não postar semana passada, problemas pessoais, e obrigada pela compreensão de todos.
É muito bom estar aqui em mais uma sexta-feira. O tema de hoje é um pouco mais complexo, exigiu duas semanas para que eu pudesse terminar o texto com tudo que planejava trazer para vocês, e trouxe.
TRANSTORNO DE ANSIEDADE
Pois é, não é segredo para ninguém que eu tenho transtorno de ansiedade, e hoje vim trazer um pouco do que eu vivi e um pouco do que ainda vivo.
Hoje para agregar o texto trouxe uma entrevista exclusiva com a minha maravilhosa psicóloga, apresento-lhes...
Erinete S. Leite
Pscióloga formada pela UFMT
Especialista em Neuropsicologia pela UCAM
Mestranda em Psicologia na linha de pesquisa Neurociência Comportamental e Cognitiva na UFSCar.
Uma mulher maravilhosa que me ajudou muito a aprender a lidar com o transtorno de ansiedade. Quando eu comecei a ter crises recorrentes de ansiedade, com tremores, taquicardia, falta de ar e uma sensação de que algo ruim ia acontecer, eu e meu marido concordamos que eu devia procurei ajuda. Uma amiga que tinha feito tratamento com ela enquanto ela ainda estava no UFMT me indicou ela, e então eu entrei em contato e marquei uma consulta.
A psicologa Erinete foi um amor comigo, me fez identificar os problemas, me fez enfrentar meu problemas, identificar os meus "gatilhos" e a controlar aquela sensação. Lembro que uma vez ela me disse que o que eu sentia era como quando o corpo se prepara para o ataque de um leão que está chegando, mas este leão não existia de verdade, (por isso o leão na capa). Foi com a psicoterapia que eu consegui aprender a conviver com o transtorno de ansiedade.
Como é ter transtorno de ansiedade?
Pra mim é horrível quando não está controlado. A sensação é que algo muito ruim vai acontecer, com a falta de ar parece que estou me afogando no seco, o coração acelera tanto que fico com medo de ter uma parada cardíaca, e os tremores são incontrolável, tanto que eu já cheguei a travar meu maxilar e até desloca-lo de tanto eles baterem. Já me cortei algumas vezes sem querem durante as crises, e fico sempre com muita dor no peito após a crise passar. Já cheguei a ir parar no hospital por causa da crisa não passar e eu ser medicada lá mesmo no hospital. E um coisa louca, mas posso afirmar com muita certeza, não é "frescura", como muitos que não conhecem dizem que é.
Mas afinal, o que é isso?
Para melhor esclarecer sobre o assunto, pedi para a minha querida psicologa respondesse a cinco perguntas, que serão apresentadas abaixo com a resposta fidedigna a que recebi:
1)O que é transtorno de ansiedade?
"Exitem vários tipos de transtorno de ansiedade, mas em geral os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e pertubações comportamentais relacionadas. Medo é a resposta emocional a ameaça iminente real ou percebida, enquanto ansiedade é a antecipação de ameaça futura."Afirma a psicologa Erinete S. Leite.
2) Quais são os sinais ou sintomas mais visíveis para identificar o trastorno de ansiedade?
"Não sei se pode chamar de visível, porque na maioria dos quadros ansiosos leva um tempo para perceber que algo não está da maneira que deveria estar. Mas sudorese excessiva, mãos suando, tremores, taquicardia, respiração acelerada são alguns sinais de que a ansiedade passou da medida. È natural ficarmos ansiosos com situações novas, mas não é natural esses sintomas rotineiramente." Afirma a psicologa Erinete S. Leite.
3) Por que uma pessoa tem transtorno de ansiedade?
"Essa é uma pergunta difícil, porém é pré concebido que pessoas que tem respostas ansiosas exacerbadas por uma questão mal adaptativa, uma falha no repertório da história de vida desse sujeito para lidar com situações ansiogênicas ou um desbalanço na química cerebral, onde há menor neurotransmissão inibitória no córtex." Afirma a psicologa Erinete S. Leite.
4)O que fazer ao ver uma pessoa tendo um ataque de ansiedade?
"Como disse anteriormente, há vários tipos de transtorno de ansiedade e cada ataque vai ser tipico do seu grupo de transtorno, vamos imaginar que o sintoma seja uma taquicardia e que a pessoa apresente dificuldade para respirar. O primeiro passo é você manter a calma, tentar olhar nos olhos da pessoa, e dizer que ela consegue respirar, daí você pede para respirar e inspirar, fazendo contagem de respirações até 10, geralmente isso normaliza os batimentos cardíacos e oxigena bem o cérebro, fazendo a pessoa se acalmar. Sempre é necessário manter a calma, tudo dará certo."Afirma a psicologa Erinete S. Leite.
Era exatamente o que o meu marido fazia para me acalmar.
5) O que a pessoa que tem transtorno de ansiedade deve fazer?
"Procurar um psicólogo e dependendo do tipo de ansiedade um psiquiatra. Outras alternativas para lidar com a ansiedade é praticar esportes, ter uma alimentação saudável, livre de alimentos industrializados e praticar meditação." Afirma a psicologa Erinete S. Leite.
Era exatamente o que fazia e ainda faço, e a meditação é uma ótima aliada para quem quer se controlar, no incio é difícil se concentrar mas depois tudo se resolve.
É interessante ressaltar que há vários tipos de transtorno de ansiedade, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatísticos de Transtornos Mentais:
"Embora os transtornos de ansiedade tendem a ser altamente
comórbidos entre si, podem ser diferenciados pelo exame detalhado dos tipos de
situações que são temidos ou evitados e pelo conteúdo dos pensamentos ou
crenças associados."
Por isso a importância de uma consulta psicológica para examinar qual tipo é o que esta sentindo.
Então está mais do que claro que ao se identificar com algumas destas situações, ou sentir que está tendo problemas que não considera normal, ou conhecer alguém com tais sinais, procure uma ajuda psicológica, pois eles podem te ajudar. Eu super indico a doutora Erinete S. Leite, ela é ótima, atualmente ela mora em São Paulo, então, quem mora em São Paulo e está precisando se consultar procure a doutora Erinete S. Leite, pode confiar.
Lembre-se, pedir ajuda não é sinal de fraqueza e sim de que foi forte por muito tempo.
Então é isso, espero que tenham gostado e que eu tenha conseguido contar minha experiência e esclarecer para vocês de forma culta o que realmente é o transtorno de ansiedade. Comentem pra mim o que acharam, como se sentiram ao ler este POST, adorarei responder seus comentários.
#AVISO# Semana que vem terá uma mini pesquisa novamente, caso queiram participar deixem no comentário seu nome e um #Euqueropesquisa que entrarei em contato com você.
Um abraço a todos.
Professora e autora Tátila Félix